Caliente Latin Music Festival 2014
No início de Julho teve lugar em Zurique o Caliente 2014.
O Caliente é o maior festival de música latina da Europa, que acontece na Langstrasse, conhecida como o red light district da cidade. Historicamente, o bairro que insere a Langstrasse foi, durante o período da industrialização, a casa dos muitos operários que para cá vieram em busca do El-Dorado Suíço. Esta zona é ainda hoje o local mais abertamente multicultural de Zurique, com uma taxa de 42% de estrangeiros, uma das mais altas da cidade.
Coincidentemente ou não, é também esta a zona de Zurique mais afectada pelo tráfico de droga e a prostituição e onde a taxa de criminalidade é mais elevada.
Culturalmente, é uma zona com muitos e bons bares, discotecas e clubes de strip. A festa é constante e não me custa a admitir que o ambiente é bem mais próximo daquele que encontramos na noite em Portugal. Talvez por isso, quando quero sair para dançar e para me divertir é lá que vou.
Mas voltando ao tema principal, fui pela primeira vez ao Caliente este ano e a.d.o.r.e.i. . A música acima de tudo, mas também os cheiros, as comidas, as pessoas, o ambiente. Fui com um grupo pequeno mas fantástico, de uma energia inesgotável e dancei até não sentir mais os pés. Basicamente, aquilo é um aglomerado de barraquinhas com comidas e bebidas típicas de países latinos, cada uma com a sua música, espalhadas ao longo de várias ruas fechadas ao trânsito. E as pessoas vão andando, comendo e bebendo nos diversos stands e dançando no meio das ruas, nos mais variados registos e estilos.
Resumindo, foi uma experiência muito boa, que recomendo e a repetir definitivamente no próximo ano.